chamamento público

Chamamento público a instituições científicas

Serpro busca pré-qualificar Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) para desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras. As instituições interessadas têm até 13 de dezembro de 2024 para submeter suas propostas.
publicado em 28/12/2023 às 14h51 última modificação em 28/12/2023 às 14h52
Chamamento público a instituições científicas

No último dia 14 de dezembro, o Serpro anunciou um chamamento público inovador, visando pré-qualificar Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), tanto públicas quanto privadas. O objetivo principal é desenvolver ações conjuntas para soluções inovadoras que enfrentem desafios em diversos setores.

Desafios

Os segmentos para as atividades de pesquisa científica e tecnológica e de desenvolvimento de tecnologia, produto, serviço ou processo são:

  • Agro: Inovações e soluções para otimizar a produção agrícola e pecuária, garantindo sustentabilidade e eficiência.
  • Acessibilidade: Desenvolvimento e aprimoramento de soluções que promovam a inclusão e autonomia de pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida.
  • Meio Ambiente: Estudo de impactos ambientais, mudanças climáticas e desenvolvimento de tecnologias limpas para a gestão sustentável de recursos.
  • Trânsito e Mobilidade: Aprimoramento da gestão, segurança e eficiência dos sistemas de transporte e circulação.
  • Segurança Pública: Aprimoramento de mecanismos e estratégias para a proteção da sociedade, prevenção de crimes e resposta eficaz a incidentes.
  • Fiscal e Arrecadação: Garantia de recursos para financiar projetos e serviços públicos, mantendo a justiça fiscal e a equidade no sistema tributário.


Parcerias

Além disso, o Serpro busca parcerias em diversas linhas tecnológicas:

  • ESG (Environmental, Social, and Governance): Acessibilidade, IoT, Blockchain, Analytics, Inteligência Artificial (IA).
  • Identidade: Biometria, IoT, Identidade Digital, Blockchain, IA.
  • Nuvem: IaaS, PaaS, SaaS, FaaS, Serviços Gerenciados, Elasticidade.
  • Espaços Visuais: Metaverso, Computação Espacial, Gêmeo Digital, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, NFT, Imersão Sensorial.
  • SmartGov: Edge Computing, IoT, Data Analytics, IA, Georreferenciamento, Análise de Redes Sociais, 5G.

Oportunidades para instituições interessadas

As instituições interessadas têm até 13 de dezembro de 2024 para participar da pré-qualificação, submetendo suas propostas com a documentação exigida conforme o edital disponível no portal do Serpro: https://www.serpro.gov.br/consultas-publicas/sede/1223-2023 

Após o chamamento público, as instituições pré-qualificadas trabalharão em conjunto com o Serpro na identificação dos desafios específicos, que serão objeto de chamamentos restritos para soluções inovadoras. Essa iniciativa oferece uma oportunidade única para as instituições colaborarem com uma das líderes em serviços digitais no Brasil, contribuindo para avanços significativos em diversas áreas por meio da inovação tecnológica.

Categoria chamamento público