Inovação

Serpro integra o ambiente de inovação Cubo Itaú

Empresa é primeira estatal brasileira a entrar para o mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina
publicado em 19/12/2023 às 11h16 última modificação em 28/12/2023 às 14h33
Serpro integra o ambiente de inovação Cubo Itaú

Em um movimento estratégico para se aproximar de startups e fortalecer o ecossistema de inovação nacional, o Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo federal, firmou uma parceria com o Cubo Itaú, mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina. A estatal é a primeira instituição pública a integrar esta comunidade internacional que realiza a curadoria de startups em fase de tração.

“A nossa chegada ao Cubo Itaú mostra que queremos estar mais próximos dos atores que compõem a cena inovadora no Brasil, sejam eles startups, organizações parceiras ou empresas, as quais, por meio de soluções tecnológicas inovadoras, buscam atender às necessidades dos diversos segmentos, como meio ambiente, agro, segurança pública, saúde etc. Além de pensar e ajudar a desenhar o futuro dos serviços digitais, a empresa quer modernizar sua marca e mostrar que tem rejuvenescido as suas estratégias de negócio e de parceria com universidades, startups e empresas consolidadas”, destaca Alexandre Amorim, presidente do Serpro.

De acordo com ele, o potencial desse diálogo com o mercado é imenso. A integração de estratégias entre uma instituição estatal experiente com esses ambientes criativos promete ser um catalisador para o desenvolvimento de novas soluções e modelos de negócios que possam impulsionar ainda mais o país no cenário tecnológico global.

"Ter a parceria da Serpro é abrir um novo caminho para que a inovação impacte diretamente a sociedade, além de ser mais uma possibilidade de geração de negócios para startups e demais atores do ecossistema. Deste modo, enquanto resolvem desafios do setor de tecnologia da informação, escalam de modo sustentável. Quanto mais oportunidades de conexão oferecemos ao mercado, mais o ecossistema nacional e LatAm é impactado, com reconhecimento de outras referências globais”, afirma Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú.

A parceria com o Cubo

Por um lado, o Serpro se compromete a fomentar o ecossistema tecnológico através do programa Serpro Booster. Este programa oferece vouchers para serviços do Serpro e cooperação técnica para inovação aberta. Para as startups, esta oportunidade não é apenas um avanço técnico, mas um salto de validação comercial e uma possibilidade de escala, dada a vasta rede de serviços públicos que o Serpro abarca.

Por outro lado, a estatal poderá absorver e implementar soluções criadas no ambiente dinâmico do Cubo, reforçando seu compromisso com a modernização e eficiência dos serviços governamentais. Esta via de mão dupla promete reduzir a distância entre inovação e aplicabilidade, trazendo soluções ágeis e criativas para os desafios complexos da atualidade.

A plataforma digital do Cubo também oferece um meio para lançar desafios e facilita a interação com startups, empresas parceiras e corporações. Além de desafios e conexões, existe a possibilidade de participar ou promover eventos, acessar conteúdos educacionais, entre outras atividades enriquecedoras.

“A integração com o Cubo é mais um dos marcos da transformação e evolução do Serpro. Assim como estamos criando um novo olhar dentro da empresa, também buscamos ser vistos de uma nova maneira pelo mercado e pela sociedade. A inovação, quando promovida como um valor fundamental dentro de uma organização, sugere uma transformação cultural que vai além da simples adoção de novas tecnologias. Significa a busca por uma melhoria contínua nos processos, na qualidade de serviços, e na oferta de respostas às questões mais prementes de uma sociedade cada vez mais conectada e digital”, acrescenta Amorim.

Programa Serpro Ventures

Para além da presença física em hubs de inovação, a empresa instituiu o programa Serpro Ventures, uma iniciativa que busca estabelecer parcerias com startups, empresas, empreendedores e desenvolvedores para criar soluções tecnológicas inovadoras, especialmente aquelas que podem ser aplicadas dentro do contexto do governo brasileiro.

A inserção nos ecossistemas de inovação representa um dos objetivos do "Programa Serpro Ventures". O intuito é estabelecer colaborações estratégicas com universidades, startups, e entidades públicas e privadas, desenvolvendo soluções tecnológicas criativas e pertinentes, adequadas para atendimento do cidadão brasileiro.

Dentro do Serpro Ventures, existem subprogramas como o Booster, o qual a comunidade do Cubo terá acesso direto e facilitado a partir de agora. O objetivo do Booster é apoiar as startups que necessitam validar seus produtos ou realizar experimentos, oferecendo vouchers das soluções Serpro para que possam ser testadas e aprimoradas. Desta forma, o programa não só auxilia o florescimento de novas empresas e o desenvolvimento de novas tecnologias, mas também proporciona oportunidades para que novas ideias sejam adotadas pelo governo.

“O Serpro Ventures atua como um catalisador, permitindo que o Serpro se beneficie da inovação gerada por terceiros e, ao mesmo tempo, possibilitando que empreendedores tirem proveito da larga escala e alcance da estatal. A proposta é contribuir para uma dinâmica de inovação mais vibrante no Brasil, com potencial para geração de impacto social e econômico positivo, completa Alexandre Seabra, superintendente de Inteligência de Negócio do Serpro.

Categoria Inovação